Olá!
© 2021 By João Falcão.
Sobre mim
_Patrícia, mulher, irmã, curiosa e corajosa.
Nasci brasileira, mas me tenho refeito em muitas geografias. A mais recente me fez cruzar o Atlântico e enraizar em Lisboa, terra do fado, dos azulejos, do Tejo.
​
_Os meus gostares:
o mar, jogar conversa fora, comida, dançar, gatos e livros.
_E gosto mesmo muito de escrita, hábito antigo que floresceu cientificamente com o doutorado em literatura comparada e entre os poemas nutridores do Walt Whitman, o poeta do Folhas de Relva.
​
_Nutrição que me levou a deixar brotar o "Virando a Página", o conceito por detrás deste site e um treino de escrita científica espelhado na adaptabilidade das plantas e no poder, força e resiliência das raízes.
​
Palavras simpáticas sobre o que eu nutro
"No "Virando a Página" há coisas muito concretas e práticas que ao longo de toda a minha formação nunca tinha tido oportunidade de aprender e que aqui pude perceber, exemplo disto é como começar uma introdução? Qual a dimensão e proporção de cada parte do texto? Como atraio a atenção dos leitores? Como leio e de que forma tantos documentos? Como faço para não me distrair?
A peculiaridade foi também o equilíbrio em termos de conteúdo/aspetos teóricos e aplicação prática/experiencias interativas. Tive, como em nenhuma outra formação online, “agarrada” ao computador, focada, pois as estratégias usadas foram entusiasmantes, despertaram o interesse e requereram a atenção constante (desde jogos, vídeos, imagens, trabalhos em grupo).
​
Marta Assunção
Doutoranda em Enfermagem,
Universidade Católica
As formações de escrita, de revisão e edição de texto, e ainda de comentário/parecer ao texto, da Patrícia Anzini são valiosíssimas e profundamente enriquecedoras para quem faz da escrita académica o seu ofício. No meu caso, permitiram-me ganhar uma enorme confiança na minha capacidade de escrever, para além de me terem equipado com um conjunto de técnicas que contribuiu para dar maior qualidade científica e literária aos meus textos. Fiquei finalmente orgulhosa da minha escrita, tendo agora vontade de partilhar e dar a ler o que escrevo.
Tenho também trazido todo este conhecimento para a orientação de mestrando/as e doutorando/as na universidade, podendo assim partilhar e actualizar permanentemente este manancial criativo e científico que anima a minha escrita e que só com a Patrícia descobri, ao longo do meu percurso académico de quase duas décadas.
Catarina Valdigem
Investigadora e Docente,
Universidade Católica
"Com muita generosidade e humor, a Patrícia desvela múltiplas perspectivas de como pensar e fazer acontecer a escrita: de como virar a página, portanto.
São muitas as ferramentas e recursos que partilha e de que nos podemos socorrer na gestão de tempos e ansiedades. São as regras de vários jogos que nos dá a conhecer para que possamos segui-las ou contorná-las. Nos exercícios de feedback, em grupo, treinamos as nossas capacidades de escuta, de encaixe e de devolução: apontam-se as fragilidades dos textos sem apontar o dedo às pessoas que os escrevem. Deste exercício de cuidado, de motivação recíproca, há afinidades que emergem e relações que perduram.
Não viramos a página de uma só vez. O gerúndio é importante: virando. O caminho pode ser mais longo ou mais curto, mas com a companhia da Patrícia é, certamente, menos penoso e muito mais alegre."
​
Ana Dinger
Doutoranda em Estudos de Cultura, Universidade Católica
​